inteligencia emocional

Os Pilares da Inteligência Emocional

Posted on Posted in Blog

O mundo das emoções, esse mundo que desperta medo e paixões. Na verdade, a questão das emoções remonta a Aristóteles e teve, desde esse tempo, os seus respeitáveis estudiosos. No mundo do pensamento analítico, a psicologia, ao tornar-se independente da filosofia, tomou a si o estudo das emoções. Daniel Goleman, há décadas que recolhe, organiza e criticamente reflecte, a melhor investigação disponível sobre a inteligência emocional.

Daniel Goleman definiu 5 domínios da Inteligência Emocional:

Auto Conhecimento » Consiste em conhecer as nossas próprias emoções e ter consciência tanto do nosso estado de espírito como dos nossos pensamentos a respeito desse estado de espírito.

Gestão das Emoções » Capacidade que nasce do auto-conhecimento e que consiste em lidar com os sentimentos de forma a torná-los apropriados às situações e que gerem reações apropriadas.

Auto Motivação » Propensão para perseguir objectivos com energia e persistência. Necessidade e vontade de se aperfeiçoar e de vencer.

Aptidões Sociais» Empatia » A empatia consiste numa maior sensibilidade aos sentimentos e perspectivas dos outros melhorando a capacidade de interação. A empatia é outra capacidade que nasce da auto-consciência e é uma importante aptidão pessoal e social.

Gestão dos Relacionamentos » Capacidade de gerir as relações interpessoais de forma a construir relações fortes e de confiança.

Vamos começar a treinar as emoções?